23 de mai de 2012

O Firme Fundamento


A vida cristã é comparada a várias figuras, dentre elas a uma lavoura, ou a um edifício. Mas ambas tem o mesmo aspecto: a sua edificação começa sempre primeiro para baixo. Na lavoura a semente tem que primeiro ser enterrada, morrer, nascer e enraizar, para depois dar fruto (I Cor. 15.36). Assim também o edifício. Primeiro ele precisa começar pelo fundamento, começar para baixo, para depois ser edificado para cima.
Estas figuras mostram claramente como devem ser o crescimento na vida cristã. Primeiramente temos que morrer, sermos sepultados para que a vida da ressurreição, a vida do Senhor Jesus, brote para dar muito fruto. Na edificação da vida cristã é necessária a operação da cruz, a mortificação das obras do corpo pelo Espírito, o esvaziamento do EU, o quebrantamento, que o homem interior seja robustecido e fique mais arraigado e confirmado, para depois crescer para cima, à partir da pedra angular que é Cristo.
Este tempo de edificação não é visto pelos que estão de fora. Somente depois que ela estiver bem fundamentada, enraizada, é que começa a edificação para cima, e só então começa a ser notada. Só aí a vida do Senhor aparece. Primeiro a morte opera em nós, para então manifestar a vida (II Coríntios 4.12).
Quanto mais enraizados e mais fundamentados nEle, mais forte e aparente vai se tornar o crescimento, principalmente se elas estiverem sendo arraigadas ou fundamentadas em solo pedregoso ou no caso do fundamento sobre a rocha (Mat. 7.24). O Senhor conhece a nossa situação e conhece sobre qual fundamento estamos. Ele sabe qual é o tipo da raiz que temos e em quem estamos arraigados; se ela é profunda ou rasa, está em Cristo ou em qualquer outra coisa.
Muitos querem a edificação, mas poucos querem passar pelo tratamento para alcançar profundidade na vida cristã. Preferem uma vida rasa, sem sofrimentos. Que o Senhor nos ajude a compreender isto. Que recebamos com graça a edificação que primeiro começa para baixo, dolorosa na maioria das vezes, para que quando ela vier para cima esteja sobre bases sólidas, e a glória de Cristo resplandeça.

Desfrute do Dia