16 de jul de 2012

O Sexto Selo de Apocalipse - A Resposta de Deus

O Sexto selo, sendo uma introdução à grande tribulação, é uma advertência antes do dia do Senhor. Segundo Joel 2:30-31, não haverá muita diferença de tempo entre o sexto selo e as primeiras cinco trombetas (Ap.8:6 até cap.11). Joel 2:30-31 primeiramente tem o sangue da primeira e segunda trombetas, o fogo da primeira, segunda e terceira trombetas (Ap.8:7-10), e a fumaça da quinta trombeta (9:1-3), e depois o sol e a lua do sexto selo. O capítulo 9:4 comparado com 7:3 indica que a quinta trombeta é bem próxima do sexto selo.

Haverá duas calamidades nos abalos e mudanças da terra e dos exércitos do céu. A primeira ocorrerá antes do dia do Senhor, antes da grande tribulação (Jl.3:11-16; 2:30-31; Lc.21:11). E a segunda ocorrerá após o dia do Senhor, após a grande tribulação (Mt.24:29-30; Lc.21:25-26). O que é abordado no sexto selo é a primeira calamidade. Ela pode ser considerada não apenas como uma advertência, mas também como uma introdução à grande tribulação vindoura. Seguindo o sexto selo, na abertura do sétimo selo, estão as primeiras quatro trombetas como indicadores de que a grande tribulação está vindo (Ap.8:1-2,6-13). Então, a grande tribulação sobrevirá nas ultimas três trombetas. (Ap.9:1-21;11:14-19).

O sexto selo, o qual marca o princípio das calamidades sobrenaturais, é a resposta de Deus ao clamor dos santos martirizados no quinto selo. Após a abertura do sexto selo, o Senhor vem para sacudir a terra e os exércitos dos céus. A terra tremerá fortemente, o sol tornar-se-à negro como saco de crina, e a lua tronar-se-à como sangue, as estrelas do céu cairão na terra como uma figueira que lança seus figos verdes quando sacudida por forte vento, o céu recolher-se-à como um rolo sendo enrolado, e todo monte e ilha será removido de seu lugar (Ap.6:12-14). Esse forte abalo será uma advertência aos habitantes da terra. Adverti-los-à para que se arrependam e se voltem a Deus. Deus parece estar dizendo-lhes: "Vocês, habitantes da terra, só se importam consigo mesmos; não se importam Comigo. Agora é a Minha hora de sacudir a terra como uma advertência a vocês". Enquanto algumas pessoas estiverem dizendo, de modo blasfemo, que elas são deus, o Senhor sacudirá a terra e o céu como uma lembrança a elas de que Ele é Deus. Que abalo terrível será esse! A terra, o sol, a lua e as estrelas, todos serão afetados.

Fonte: Estudo-Vida Apocalipse volume 1 p 281/282 - Witness Lee - Editora Árvore da Vida.

Desfrute do Dia