23 de ago de 2012

Enquete Sobre o Arrebatamento

A Igreja vive a expectativa, que aumenta ou diminui conforme a época, do arrebatamento, também conhecido pela expressão segunda vinda de Cristo (cf. Hb 9.28; 1 Ts 4.13-18). A maneira como ocorrerá, todavia, é entendida de várias formas, em relação ao tempo da Grande Tribulação.

Na sua opinião, qual das correntes abaixo seria a mais adequada de acordo com as Escrituras?


Visão pós-tribulacionista
De acordo com a corrente pós-tribulacionista, a Igreja passará pela Grande Tribulação, mas os cristãos serão poupados dos castigos que Deus enviará para punir a humanidade ímpia. Não haverá um rapto secreto da Igreja, porque a segunda vinda de Cristo será apenas em glória de forma visível a todos.

Visão mesotribulacionista
A corrente mesotribulacionista entende que o arrebatamento se dará no meio da Grande Tribulação. Essa teoria: concorda com o pré-tribulacionismo ao afirmar que o arrebatamento da igreja é um acontecimento distinto da segunda vinda, que o restringidor de 2 Tessalonicenses 2 é o Espírito Santo e que a igreja tem promessas de libertação de ira. Tem em comum com o pós-tribulacionismo as crenças de que a igreja tem promessas de tribulação aqui na terra e necessita de purificação, que as Escrituras não ensinam a doutrina da iminência e que a igreja é vista na terra depois de Apocalipse 4.1. (Pentecost, 1999, p. 204).
A doutrina da iminência diz que a segunda vinda de Cristo pode ocorrer a qualquer momento, sem depender de nenhuma sucessão de fatos.

Visão pré-tribulacionista
É a teoria adotada pelas Assembleias de Deus e por algumas igrejas tradicionais. O pastor Eurico Bergstén explica a sequência dos fatos:
É preciso deixar bem claro que a segunda vinda de Jesus ocorrerá em duas fases distintas. Na primeira fase, [...] haverá o arrebatamento da Igreja. Jesus voltará invisível aos olhos do mundo, detendo-se nas nuvens, e, em um abrir e fechar de olhos, arrebatará para si todos os santos. Isso ocorrerá antes da Grande Tribulação. A segunda fase da vinda do Senhor acontecerá sete anos mais tarde, já no fim da Grande Tribulação. Dessa vez Ele voltará em grande poder e glória, visível aos olhos de todos e acompanhado dos santos que foram arrebatados. Virá, então, para salvar e restaurar o povo de Israel, destruir o anticristo, amarrar o diabo e governar a terra por mil anos. (Bergstén, 1999) Podemos também explicar essa segunda vinda em duas fases: na primeira, Ele virá nos ares; na segunda, pisará na terra; na primeira, Ele virá para os cristãos; na segunda, com os cristãos; a primeira é chamada arrebatamento; a segunda, revelação; na primeira, Ele virá acompanhado de anjos; na segunda, dos santos; a primeira será seguida da Grande Tribulação; a segunda, do Milênio.

Deixe sua resposta nos comentários.
Louvado seja o SENHOR JESUS CRISTO!

Desfrute do Dia