6 de ago de 2012

Projetos Espirituais da Editora Árvore da Vida


A frase: "o jumentinho deve estar amarrado para comer do fruto da videira" é uma boa paródia do que a Igreja Árvore da Vida faz com seus membros no tocante ao consumo dos livros e demais produtos comercializados pela Editora Árvore da Vida. Apesar de uma margem de lucro altíssima (só para se ter uma ideia, o preço de custo de um alimento diário, em uma tiragem de vinte mil exemplares, é inferior a R$ 2,00!) e Editora afirma estar constantemente com as finanças em baixas. Apesar de as igrejas ajudarem constantemente a Editora nunca foi apresentada uma planilha de custos para trazer luz à questão.

Desde a criação da Editora Árvore da Vida (EAV) o grupo liderado pelo auto intitulado apóstolo Dong Yu Lan (também presidente da tal Editora) passou a gravitar em torno dela assim como a Lua gravita em torno da Terra. inúmeros projetos"espirituais" e "divinamente inspirados" pelo "apóstolo presidente" ajudaram a aumentar as vendas da EAV de Dong Yu Lan. Dentre eles podemos citar
  • LIVRARIAS ÁRVORE DA VIDA: Os irmãos empreendedores foram incentivados a abrir uma livraria para vender as obras da EAV. Várias livrarias foram abertas. As igrejas incentivaram os irmãos a participar deste maravilhoso projeto e muitos forma convencidos a investir bastante suor e dinheiro para tornar real a "visão" do "apóstolo". RESULTADO: As livrarias faliram, os irmãos investidores arcaram com os prejuízos,  milhares de livros ficaram encalhados.
  • LIVRARIAS ITINERANTES: Com muitos livros encalhados o "apóstolo"  viu outro "projeto espiritual". já que as pessoas não vão às livrarias, vamos levar as livrarias até as pessoas! O novo projeto foi recebido com muito entusiasmo. Algumas localidades investiram pesado, usando o dinheiro dos irmãos para comprar carros, vans e até ônibus e modificando-os para se tornarem verdadeiras livrarias ambulantes. RESULTADO: Algum tempo depois o projeto foi abandonado. Muito tempo, dinheiro e esforço faram perdidos. Em algumas localidades até pouco tempo atrás ainda podia-se ver no pátio do local de reuniões as vans e ônibus parados virando sucata. Além do ferro-velho, mais livros ficaram encalhados.
  • COTAS DA EAV: Outra estratégia usada foi vender quotas da Editora Árvore da Vida para os irmãos que gostavam de adquirir livros. Funcionava mais ou menos assim: O santo pagava uma certa quantia mensal e recebia em troca o direito de adquirir livros da Editora com "excelentes" descontos. Essa estratégia garantia a revitalização financeira e um escoamento dos estoques antigos da Editora,
  • BANNER VIDA PARA TODOS: Há pouco tempo atrás uma "nova visão" dominou as conferências e rapidamente inundou as igrejas ligadas à Dong Yu Lan: O projeto Vida Para Todos (mereceu até um hino, o qual foi tocado repetidas vezes nas últimas conferências). Nessa nova visão o "apóstolo" incentiva as igrejas a comprarem Banners e vários tipos de expositores para serem preenchidos com livros da sua Editora para serem distribuídos em vários pontos da cidade. Muitos irmãos foram constrangidos a levar tais Banners e Expositores para suas casas, residências de parentes e amigos, pontos comerciais e até mesmo em seus próprios trabalhos. RESULTADO: Assim como os demais  projetos"espirituais" ninguém mais ouve falar dos tais Banners ou Expositores, foi tudo para o lixo. os livros ou foram distribuídos ou doados, ou ficaram encalhados nos porões das casas e dos locais de reuniões.
  • BOOKAFÉ: A mais recente "visão espiritual" do "apóstolo presidente"  é uma franquia que imita o modelo americano das cafeterias mescladas com livrarias. Muitos santos foram convencidos a comprar jogos de xícaras personalizados, pó de café personalizado, adesivos, faixas, equipamentos e é claro, mais livros da EAV (para se abrir uma cafeteria a igreja tem investir uma boa quantia em livros da EAV para exposição e venda no local). Algumas dessas cafeterias foram abertas nos próprios  locais de reuniões, usando-se o dinheiro dos dízimos e ofertas. As ofertas também são usadas para custear o aluguel do ponto comercial destas café-livrarias. Outros cafés foram resultados de pequenos, médios e até mesmo de grandes investimentos de irmãos individuais ou em grupo. Agora o gasto não é penas com livros, mas a franquia que vende jogos de xícaras (ninguém sabe informar quem lucra com as xícaras), pó de café (ninguém sabe informar quem lucra com o café), água mineral (ninguém sabe informar quem lucra com a água) e muitos outros itens de consumo. RESULTADO: Como o projeto ainda é muito recente tudo o que temos são projeções. O que provavelmente acontecerá será uma falência em massa dos negócios individuais. As igrejas ainda tentarão resistir por algum tempo, usando parte dos recursos dos dízimos e das ofertas. Algumas localidades mais ricas impedirão, por algum tempo, a falência do negócio das menos favorecidas. Mas, inevitavelmente, assim como aconteceu com TODOS os projetos anteriores, tudo o que for obra da carne ruirá. Com o tempo e com o fogo do Senhor a palha se consumirá.

Desfrute do Dia