27 de dez de 2012

FIM do MUNDO em 2012 - Teorias Sem Fim (2)


Teoria de que o fim do mundo aconteceria nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro de 2012, foi equivocadamente interpretada. Os maias, no entanto, nunca previram uma tragédia, e sim o começo de um novo ciclo.


O dia 21 de dezembro de 2012 chegou aqui no Brasil, mas em alguns lugares do planeta terra, como no Japão já está acabando, o que mostra que as especulações de grandes catástrofes para esta data estavam erradas. Os mais místicos começaram a estocar açúcar, velas e fósforos à espera do Armagedom. Nos Estados Unidos, algumas pessoas estocaram comida e armas para viver nos mais diferentes tipos de ambientes.

As comunidades maias do México, Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador celebram, nesta sexta-feira, 21 de Dezembro, o início de um novo ciclo do calendário da civilização pré-colombiana. Nesse mesmo dia, termina o ciclo maia ’13 Baak t’un’, que começou há 5.125 anos, e começa outro.

De acordo com os especialistas, os maias não faziam uma contagem linear do tempo, mas circular, o que significa que um novo ciclo começa no ponto em que termina o anterior. A festa das comunidades maias começou a 12 de Dezembro e prolonga-se até ao dia em o calendário termina. À medida que turistas de todo o mundo ‘invadem’ a chamada ‘Riviera Maia’, no México, e estâncias balneárias na Guatemala, os peritos estão atarefados na ‘desmontagem’ do mito do fim do mundo.

A profecia apocalíptica que inspirou escritores e cineastas nunca aparece referida na ‘pedra-calendário’, alta e em forma de tê, esculpida pelos maias cerca do ano 669 no sudeste do México. Na realidade, a pedra conta a vida e batalhas de um governante da época, de acordo com os especialistas.

A civilização maia, localizada no norte da América Central, conheceu o apogeu entre 250 e 900 d.C. (depois de Cristo), e foi perdendo importância até 1200, desaparecendo quase completamente após a conquista espanhola.

Veja o infográfico que desmente a teoria:




Informações de Folha.com

FOTO: reprodução / minilua.com

Desfrute do Dia